Peça Infantil


O Ursinho que não queria dormir

 Sinopse

Numa floresta encantada onde animais falam, fadas são primas de borboletas e árvores tem folhas gigantes, um Ursinho que não queria dormir foge da caverna de seus pais para brincar com a neve e acaba em apuros. Quando tudo parece estar perdido, algo inesperado acontece e muda sua vida para sempre.
         O espetáculo é indicado para crianças a partir de 3 anos. Utilizamos na peça cores fortes e variadas tanto no cenário como no figurino para dar ritmo visual e não cansar as crianças. Fazemos uso também da repetição de frases chaves para possibilitar um maior entendimento e várias ações acontecem para estimular a atenção e percepção fazendo com que a criança interaja na história.


Proposta de Encenação
       A Cia Desencontrários decidiu entrar em contato com o universo infantil por acreditar que através da educação e cultura das crianças podemos contribuir com o desenvolvimento de uma idéia de sociedade mais justa.
       A história, singela, mostra sete personagens diferentes colocados em uma situação em comum ao acaso. São eles:
um cachorro vira lata que representa o povo brasileiro em sua miscigenação e na maneira única de seguir em frente e sempre encontrar uma solução;
um castor que trata só dos seus interesses obcecado em usufruir da casa que passou o verão inteiro construindo;
um filhote de urso que aproveita que seus pais hibernaram e sai de sua caverna em busca de aventuras e acaba se metendo em confusões;
uma abelha auto centrada e workholic que deixa sua colônia por não se entender com as demais abelhas e saí para fazer sua própria colméia e seu mel;
uma borboleta recém saída do casulo que simboliza a transformação,
uma aranha vaidosa, a vilã da história, que entra como a causadora de toda confusão,
uma fada, literalmente uma luz, que representa o mestre ensinando empiricamente.
      Com o decorrer da trama, apesar da diversidade do grupo, os personagens acabam se unindo por um motivo maior e descobrindo em si coisas que não conheciam através dessa convivência. É na troca que se aprende e a única personagem que não muda ao longo da trajetória, a aranha, é deixada de lado.
     A peça prega uma vez que as diferenças forem colocadas de lado e as pessoas se unirem, se respeitarem e trabalharem em conjunto será mais fácil construir um mundo melhor.
     A história mostra também que o verdadeiro herói é aquele que faz um ato simples para ajudar os outros e não aquele que a mídia impõe.
    Uma preocupação constante da Cia Desencontrários ao produzir um espetáculo é buscar qualidade visual e de interpretação. Sem deixar nada ao acaso parte de referências na Art Nouveau, movimento que acontece no final do século XVIII e início do século XIX, onde os artistas buscavam traços geométricos e orgânicos inspirados na natureza, para a composição de cenários e figurinos.
     E para deixar um visual ainda mais mágico para as crianças utilizamos na peça efeito de luz negra, fumaça de gelo seco e neve.


Histórico do espetáculo
        Desde sua estréia em junho de 2006, no Teatro Cacilda Becker, o Ursinho passou por várias escolas e projetos diferentes. Fez Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação, em julho de 2006 e São Paulo é uma escola, quando se apresentou nos 21 CEUs distribuídos pela cidade.  Em 2007, apresentou-se no Sesc Sorocaba, na Virada Cultural, cumpriu temporada no Teatro Alfredo Mesquita e Cacilda Becker e mais uma vez, foi selecionado para se apresentar nos CEUs e para fazer Recreio nas Férias em janeiro e em julho. Em Janeiro de 2008, pela quarta vez, foi selecionado para fazer o Recreio nas Férias e em Abril se apresentou em Campos de Jordão e Araras.

Nenhum comentário: